Santa Casa aposta na formação de seus colaboradores
Durante o mês de Janeiro decorreu na Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande a acção de formação interna “Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção”, dirigida aos funcionários de Atelier de Tempos Livres.
Dado que o bem-estar e o futuro dos nossos utentes de todas as idades é sempre a nossa principal preocupação, assegurar a qualidade dos nossos serviços é também um aspecto de primazia. Deste modo, a formação possuiu como objectivos dotar os funcionários de ATL de algumas ferramentas e estratégias para a identificação e intervenção em algumas das perturbações neurodesenvolvimentais da infância. Ao longo da formação foram abordados variados temas e casos que foram sendo discutidos, com vista à aplicação prática dos conteúdos programados.
Importa ainda salientar que a formação possuiu uma forte componente cerebral, pelo que uma das palavas-chave foi o conceito de “neuroplasticidade”, a capacidade do cérebro se reorganizar, modificar e desenvolver-se em resultado da nossa experiência pessoal. Tendo por base esta característica, e incluindo ainda aspectos relacionados com o Neurofitness, foram exploradas práticas para tirar o mais elevado partido das capacidades cerebrais e promover as hipóteses de sucesso das nossas crianças.
Uma das questões levantadas ao longo da formação passou pela necessidade em identificar precocemente crianças que apresentam necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem. A intervenção mais produtiva passa pela colaboração com as famílias e escolas, evitando as repercussões que os problemas escolares e comportamentais poderão ter no futuro das crianças.
|
Relacionado |
|
|